You're using IE. Scroll down.
home :: portugal :: blockbusterbyebye

Bye bye Blockbuster

A Blockbuster abriu insolvência em Portugal. As desculpas invocadas são as habituais nestes casos, “a Internet” e “a pirataria”. Não percebo como a pirataria, uma actividade praticada em alto mar por piratas que roubam barcos inteiros e sequestram ou matam as tripulações, pode ter afectado a Blockbuster. Percebo sim como os catálogos reduzidos e sem escolha tenham prejudicado o negócio. Percebo que os preços praticados afastem os clientes. Percebo que as “versões familiares”, censuradas em violação dos direitos morais dos autores para obedecer a um padrão bacoco americano, façam os clientes sair desiludidos das lojas. E percebo especialmente que a Blockbuster tenha receio de culpar o prego final no seu caixão, a TV por cabo e satélite.

Ainda tenho algures em casa um cartão de sócio da Blockbuster. Fui cliente regular durante alguns meses. Vi os filmes que valiam a pena ser vistos. Depois ficou só a frustração de ir à loja para descobrir que a “estreia” que queria ver estava esgotada, de chegar a casa e descobrir que o dvd que tinha escolhido estava riscado e a preocupação de devolver o dvd a horas na 2a feira para não pagar a “multa”. A Blockbuster tornou-se um aborrecimento e naturalmente o cartão desapareceu da minha carteira. A TVCabo não tinha problemas de stock, não me alugava dvds riscados, não tinha que ser devolvida à 2a feira e ao fim do mês a factura não era assim tão diferente.

A Blockbuster não está sozinha na luta contra a obsolescencia. Nos anos 80 Portugal foi invadido pelos clubes de video de bairro, uma espécie de moda das croissanterias mas com cassetes VHS. Estes pequenos clubes cresceram primeiro à custa das cassetes copiadas ilegalmente e depois à custa do aluguer totalmente ilegal de jogos de consola. Mudam-se os tempos mudam-se as agulhas morais.
Também fui sócio de um destes clubes pré-Blockbuster. Depois chegou a Blockbuster com as suas lojas grandes e os clubes de bairro gritaram que iam ser esmagados. Agora é a vez da Blockbuster ser esmagada.

Bye bye Blockbuster. Ainda cá andavas ?

/portugal | edited on 2010/02/13 -- permalink, click to comment
blog comments powered by Disqus
Archive: