You're using IE. Scroll down.
home :: portugal :: magalhaespedagogico

Magalhães, o pedagogico

O Magalhães vai ser distribuído gratuitamente aos alunos 1o ciclo como parte do plano tecnológico. Excelente medida para as nossas crianças aprenderem a usar computadores ? Hum … não.

O Magalhães, para quem estado debaixo de uma pedra, é uma espécie de sub-netbook desenhado pela Intel como resposta ao OLPC e a sua característica principal é ser barato. Vai ser disponibilizado às crianças pelo Governo pré configurado em paralelo com CaixaMagica na opção de boot por omissão e com Microsoft Windows XP, uma pseudoshell lúdica e Microsoft Office em alternativa como ambiente pedagógico. Para quem não tem experiência com estas coisas, Windows+Office é um ambiente desenhado e estruturado para o Sr. Fagundes, escriturário da 4a repartição pública, 42 anos, calvo e ligeiramente barrigudo. O Sr. Fagundes foi aprender a mexer em computadores num curso de formação profissional, voltou a saber escrever uma carta a duplo espaço mas o “guardar” ainda lhe causa alguma incerteza. O ambiente Caixa Mágica tem um menu simples tipo netbook com acesso a jogos (bons, giros mas jogos) e OpenOffice, a versão OSS do ambiente do Sr. Fagundes.
Parece-vos o ambiente correcto para um aluno da 1a classe ?

Quem respondeu sim nunca encontrou uma criança da 1a classe. As crianças do 1o ciclo não aprendem a usar em computadores, simplesmente usam. Experimentam, descobrem, percebem o potencial e procuram o que imaginam. Não precisam de “instrução”, especialmente não precisam de ser ensinadas a “mexer” em computadores por professores largamente desmotivados e infelizmente ignorantes no tema.
Em vez do ambiente do Sr. Fagundes os alunos do 1o ciclo necessitam de um ambiente que lhes permita descobrir e organizarem-se de acordo com os seus modelos da realidade. Esse ambiente chama-se Sugar e existe e pode fazer parte do verdadeiro choque tecnologico, que cria competencias de desenvolvimento nos engenheiros, gera conhecimento nos investigadores e gera criança que sabem computadores.
Em vez disso estamos estamos a criar Sr.s Fagundes que só vão conseguir usar produtos pré-empacotados na Irlanda para criar a ilusão da produtividade.

/portugal | edited on 2008/10/03 -- permalink, click to comment
blog comments powered by Disqus
Archive: